Alternativa de Vida Alternativa de Vida
Voltar

gif
Envie a um(a) amigo(a)

As Sete Maravilhas do Mundo - Auto-conhecimento

É divulgado pelo Cristianismo que dentro de cada um de nós existe uma centelha divina; pois o homem foi criado a imagem de Deus. Este não é um privilégio do Cristianismo.
No Hinduismo também se fala de uma centelha divina, é a centelha de Brahman (é como os hindus chamam Deus), esta centelha é chamada pelos hindus de átma.
No Hinduismo, como no cristianismo, Deus (Brahman) também possui um tríplice aspecto: Pai (Brahman), filho (Vinshu) e espírito santo (Shiva).
Mas vamos lá: estamos falando de três maravilhas, não de sete.
Os defeitos dos seres humanos encobrem a natureza divina que existe dentro deles, a sua centelha divina.
Os defeitos dos seres humanos são diversos: mesquinharia, os desejos pelas coisas superficiais, se sentir dono do outro (cobiça), não enxergar suas qualidades, menosprezar e diminuir os outros para se engrandecer, não pedir ajuda, não reconhecer os próprios erros, ser prepotente, dono da verdade, não admitir que erra ou um erro, ficar remoendo muito os elogios ou situações de prestigio que ocorrem verdadeiramente ou na imaginação (orgulho), se entregar para qualquer um, desejo excessivo por sexo, traição (luxuria), achar que não precisa de ninguém (soberba), ser vingativo, se irritar facilmente e facilmente agredir o outro (de forma indireta ou direta, encoberta ou aberta, por palavras ou atitudes ou fisicamente) (ira), comer além do necessário, fumar, se suprir de coisas que não são necessárias (gula) e fugir de encarar um problema, de enxergar seus próprios defeitos e qualidades e de fazer algo que seria bom para você mesmo (preguiça).
Penso que todos os defeitos da personalidade estão resumidos dentro dos sete pecados capitais, o que nos leva a uma psicologia transcendental cristã.
Também conheço o fato de que o Budismo resume os defeitos da personalidade nos três fogos do Budismo, que são: o orgulho, a cobiça e o erro (no qual estão todos os outro cinco pecados capitais restantes).
Só existe um meio de eliminar estes defeitos: é a tomada de consciência deles; é percebê-los; sentí-los de modo que eles passem por nossa consciência, pois nós seres humanos não gostamos de carregar conosco coisas ruins. Então quando tomamos consciência mudamos. Não que isso deva acontecer de maneira superficial, como alguém contanto nossos defeitos para nós mesmos, mas é da nossa própria percepção que ocorre dentro de nós que isso acontece.
Um mestre jamais mostra os erros dos outros, ele valoriza o outro e “dá toques” muitos leves para que a pessoa descubra a si mesma. Se alguém falar para ela como ela é, não existe descoberta ou crescimento.
A centelha divina está dentro do homem como uma semente está dentro de uma fruta. Os defeitos da personalidade é tudo na fruta que não é a semente, então quando o homem tira a casca e come a fruta, o que sobra é o divino que existe dentro dele.
Pois o processo de auto-conhecimento é saboroso, a partir do momento em que se tira a casca (o orgulho e a preguiça).
Mas também existem frutas que se come à casca e isso é muito saboroso, mais isso varia de cada um para cada um.
As sete maravilhas do mundo estão dentro do ser, em sua centelha divina.
A primeira maravilha é a paz, representada pela cor azul.
A segunda maravilha é a sabedoria, representada pela cor amarela.
A terceira maravilha é o amor, representada pela cor rosa.
A quarta maravilha é a fé, representada pela cor branca.
A quinta maravilha é a verdade, representada pela cor verde.
A sexta maravilha é a dedicação à vida, representada pela cor vermelha.
A sétima maravilha é a transformação, representada pela cor violeta.
Assim como os sete pecados resumem todos os defeitos, as sete maravilhas resumem tudo que é verdadeiramente bom como à liberdade (paz), conseguir ver as coisas como elas são (sabedoria), querer bem aos outros, perdoar, praticar a caridade (amor), acreditar em Deus; ter segurança (fé), ter pureza (verdade), ter as devidas ações para atingir os meios certos (ação) e as transformações que devem ocorrer para que tudo pelo meio do bem para o bem e a plenitude de estar junto com Deus que é tudo e está em tudo (todas as sete juntas).
Quem consegue esse nível de auto-conhecimento conhece o paraíso que existe dentro dele.
Os Jardins Submersos da Babilônia, o Tumulo de Mausolo, o Templo de Diana, A Estátua de Júpiter Tonante, o Colosso de Rode e o Farol de Alexandria não é nada perto destas sete maravilhas que habitam dentro de ti.
A consciência é o veiculo que nos leva ao divino que existe em nós.
Que tal ganhar algumas qualidades na luz?
Um grande abraço meu amigo e que você consiga grandes conquistas na luz, eu torço por você e não sou o único.
Ricardo Chioro

Autor do artigo: Ricardo Chioro

Contribuíção: Ricardo Chioro


Contribua com seu artigo  gif

Se dissermos que a beleza abandonou o mundo é porque ela abandonou o nosso coração.
Autor:   Desconhecido
Copyright © 2004-2017 - Alternativa de Vida - Todos os direitos reservados.