Espaço Alternativa de Vida Espaço Alternativa de Vida Instagram Facebook


Generosidade gera Prosperidade

A prosperidade se manifesta antes de tudo na relação do ser humano consigo mesmo.


Desafia-se a si próprio, destruindo-se o domínio do proibido para enfrentar a miséria, recuperar a dignidade, transgredir se for preciso e recuperar a auto estima.


√Č evidente que essa situa√ß√£o n√£o acontece sem tens√£o, sem a impaci√™ncia necess√°ria ao enfrentamento que evoca desafios, que cont√©m e orienta nossas a√ß√Ķes para o sucesso pretendido.


A prosperidade tem algo de indisciplinado, um verdadeiro "tour de force" com rela√ß√£o ao acaso, ou seja, incompat√≠vel com o rigor dogm√°tico e que permite um passo √† frente no momento da a√ß√£o. Compet√™ncia, organiza√ß√£o, erros administrados com talento e autoridade fazem parte do suporte √† prosperidade. Ser pr√≥spero √© estar √† parte da adversidade, recusando obstinadamente o fracasso e contribuindo para o desenvolvimento e a abund√Ęncia de si pr√≥prio e aos outros.


Ser pr√≥spero √© tamb√©m um ato de generosidade quando a prosperidade se reporte e vislumbra sobretudo o "outro". E porque ser generoso? A vida √© tamb√©m uma express√£o de um ato generoso da cria√ß√£o. Constitui-se um gesto de compartilhamento com o "outro", que pode significar amor, compaix√£o, ajuda e complementaridade. A generosidade √© uma via de m√£o √ļnica.


Ela não requer sistemas compensatórios, pois é gratuita e não diz respeito a trocas e negócios.


A generosidade tem grande poder de multiplicação, tudo acontece como se jogássemos uma pedra em um lago de águas plácidas. Ao tocar a água a pedra provoca um movimento circular que se espalha e enfraquece à medida que os círculos aumentam de raio.


Esta área de abrangência é tão maior quanto for o tamanho da pedra, ou seja, a extensão da generosidade praticada. Além disso, se considerarmos que este simples ato, ou atos, poderão disputar a atenção e a ação de outras pessoas, o efeito multiplicador será fantástico.


√Č importante salientar que as pessoas s√£o movimentadas por desejos, necessidades e motiva√ß√£o. Assim sendo, o ato generoso, em toda a sua extens√£o, pode motivar as pessoas a praticar a√ß√£o, recuperando sua auto estima e dignidade.


O povo brasileiro é essencialmente um povo generoso. Isto significa, dentre outras coisas, grande capacidade de resistência, resignação diante de situação adversas, forte apelo à convivência, à harmonia na diversidade e sensibilidade psicológica.


Faz-se necessário, enquanto paradigmas da prosperidade que sejamos reconhecidos por nossas generosidades. Ou seja, que todas as vantagens comparativas por ela expressas possam ser repartidas em direção e tendo como foco o "outro".



  • Generosidade: Virtude daquele que se disp√Ķe a sacrificar os pr√≥prios interesses em benef√≠cio de outrem, bondade, liberalidade, largueza, prodigalidade, nobreza.

  • Prodigalidade: Grande quantidade de abund√Ęncia, fartura; Que da com largueza, humanitarismo. Ant√īnimo: Mesquinharia Ato de pessoa mesquinha, sovina, avareza; Car√°ter daquilo que √© insignificante, f√ļtil, med√≠ocre.

  • Prosperidade: Desenvolvimento, progresso, abund√Ęncia, fartura, ventura, felicidade.

  • Prosperar: Fazer com que algu√©m ou algo tenha bom √™xito. Ant√īnimo: Decad√™ncia, mis√©ria, ru√≠na.

  • Dignidade: Qualidade moral que infunde respeito, consci√™ncia do pr√≥prio valor, honra, autoridade, nobreza. Respeito aos pr√≥prios sentimentos, amor-pr√≥prio.

  • Auto Estima: Qualidade de quem se valoriza se contenta com seu modo de ser e demonstra conseq√ľentemente confian√ßa em seus atos e julgamentos


Autor do artigo: Desconhecido

Se souberes o autor do artigo, favor enviar email para:
Contato do Alternativa de Vida

A equipe do Alternativa de Vida agradece.

Contribuição: C√©sar


Contribua com seu artigo  gif

Deus, às vezes, permite um problema para nos testar, se desviarmos do caminho dÊle, espere a consequência, mas se honestamente arrepender-te, peça perdão e não cometas mais.
Autor:   Desconhecido
Copyright 2004-2020 - Espaço Alternativa de Vida - Todos os direitos reservados.